Ads 468x60px

sábado, 31 de agosto de 2013

Animes, Mangás, Cosplays e outros termos!

 Yo mina-san!

   Hoje eu trouxe algo bem interessante para os fãs da cultura japonesa: Definição de alguns termos japoneses muito usado no "dia-a-dia" pelos chamados Otakus!

 Otaku é um termo usado para definir os fãs de animes e mangás. Teoricamente, otaku significaria "fã extremamente viciado em animes e mangás e sem vida-social, ou basicamente, fanático." Porém, no sentido brasileiro, significaria simplesmente fã de animes ou mangás, não tão viciado quanto no sentido japonês. Então, no Japão, ser chamado de otaku pode ser considerado um xingamento, no Brasil, um elogio. 

 Otome é um um termo geralmente utilizado ao se referir ao uma "otaku fêmea", por assim dizer. Quando queremos dizer fã de animes no modo feminino, muitas vezes usamos a palavra "otome".  Mas o que poucos sabem, é que otome na verdade significa "Moça jovem, donzela", ou mesmo "moça virgem", de toda forma, não está errado o público feminino ser chamado de otome, pelo menos não no Brasil...
   

________
     O termo mais comum utilizado é "Anime"!
 Anime é um termo japonês que significa "Animação", no caso, utilizado em forma de "Desenho animado", apesar de que a maioria das pessoas (Eu uma delas) preferem que utilize o termo em japonês ao se referir a estes desenhos japoneses. Basicamente, animes são aqueles desenhos japoneses, na maioria das vezes, que contêm bastante lutas (No caso do gênero Shounen), romance (No caso dos Shoujo) ou terror (No caso dos Horror ou Gore), sem contar muitos outros gêneros! Citando alguns exemplos de animes mais conhecidos, temos: Dragon Ball, Naruto, Bakugan, One Piece, DigimonDeath Note, Fairy Tail, e claro, Pokemon!  

 __________
     Outro termo muito usado, é "Mangá"!


 Mangá é um termo utilizado para se referir as histórias em quadrinhos japonesas. Geralmente, delas provêm grande parte dos animes, que, muitas vezes, são simplesmente adaptação de mangás. A parte que realmente diferencia os mangás de HQs (Histórias em quadrinho) é a forma que ele é escrito: Na forma oriental! Ou seja, ele é feito para ser lido de trás para frente, por mais que isso pareça estranho, começamos a ler pelo lado direito e finalizamos pelo lado esquerdo, e dessa mesma forma, ele é foleado. 
 __________
     Outro termo é o "Cosplay"


 Cosplay são "fantasias" que os fãs de animes, games, etc. usam. Os "Cosplayers" (Pessoas que fazem cosplay) se vestem a carácter referindo-se a personagens que gostam ou admiram. 

Como o cosplay é um termo complexo, veja alguns cosplays como exemplo:


Cosplay de Goku (Dragon Ball Z)

Cosplay de Uzumaki Naruto (Naruto Classic/Shippuden)



 __________

     Agora uma comida! O tão famoso "Lamen/Ramen"



 Lamen ou Ramen, é o tão famoso macarrão japonês. É aquele macarrão em água com bastante tempero. Ele é geralmente colocado nos animes servindo de alimento preferido de muitos personagens, como o Uzumaki Naruto (Ou Naruto Uzumaki, na organização Ocidental de nomes)
Ramem ou Lamen, famoso macarrão Japonês


_________

     Agora que já estabeleci o significado de alguns termos mais famosos, vamos para o significado de palavras muito usadas!

 Ohayo: Bom dia!

 Yo: Oi!

 Konnichiwa: Boa tarde!

 Oyasuminasai: Boa noite! 

 Sayonara: Tchau!

 Itadakimasu: Vamos comer!

 Tadaima: Estou em casa!

 Okaeri: Bem-vindo de volta!

 Baka: Idiota.

 Inu: Cão/Cachorro.

 Neko: Gato.

 Hime: Princesa.

 Gomenasai: Desculpa.

 Okaa-san: Mãe.

 Otou-san: Pai.

 Onii-san: Irmão mais velho.

 Onii-chan: Irmão mais novo.

 Onee-san: Irmã mais velha.

 Onee-chan: Irmã mais nova.

_________


  Agora, vamos para alguns gêneros de animes! (Somente os mais conhecidos e "importantes"

 Shounen: Lutas, geralmente direcionado ao público masculino. 

 Shoujo: Anime de romance, geralmente direcionado ao público feminino.

 Horror: Anime de horror, ou seja, terror. 

 Gore: Anime com muita morte e sangue, basicamente, "Desenho Sangrento" é uma ótima forma para se referir a ele!

 Ecchi: Esse é particularmente difícil de explicar. A tradução, é "obsceno", então já podem ter uma ideia...

 Hentai: Esse é o que eu menos gosto tem como significado "Pervertido/Perversão" e diferente do ecchi, não tem restrições, ou seja, vale tudo que tem a ver com sexo. 

Yaoi: Esse é um gênero direcionado ao público feminino, apesar de existir homens que gostam. Basicamente, relata relações entre dois homens, sendo que existem 3 níveis de Yaoi:
   *Shounen-ai: Esse é o nível mais fraco. Dois homens possuem um relação que geralmente não passa de abraços.
     *Yaoi: Esse é o nível do "meio". Ele é onde as relações são intermediarias. Que vão de "troca de olhares" à beijos.
    * Lemon: Esse é o nível mais forte. No Lemon ocorrem as relações "Entre quatro paredes por baixo de cobertores", por assim dizer.

Yuri: Não, não é o nome! Yuri significa relações entre duas mulheres, e é direcionado ao público masculino, apesar de algumas mulheres também gostarem 
  *Shojou-ai: É o nível mais fraco e com pouco "carícias".
   *Yuri: Nível intermediário com no máximo beijos.
   *Orange: Nível com carícias mais fortes. Assim como no Lemon,  são as relações entre "quatro paredes".

_________________________________

  Espero que este post. tenha deixado tudo bem esclarecido! Digamos que foi bem difícil e levou muito tempo para ser feito! Vale constar que tudo o que aqui foi escrito, veio de meus conhecimentos, dos quais reuni todos para criar o post mais difícil que já fiz! Caso queira utilizá-lo dê os devidos créditos!
  Ah, sim. Esse post será utilizado como "Página" aqui no site, pois assim poderei atualiza-lá de vez em quando, então acessem: Termos e Palavras.

  É isso! Falou!

0 comentários:

Postar um comentário